quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Drogas Depressoras Quais os e Efeitos?

Conhece sobre drogas depressoras que o tratamento com ibogaína pode resolver? Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que são drogas depressoras, e de uma forma bem simples, são substâncias que diminuem a atividade do cérebro, deixando o organismo mais lento. Uma das substâncias depressoras mais conhecidas é o álcool, e dependendo da quantidade, pode causar desde embriaguez até o coma. Quanto aos seus efeitos, alguns podem ser percebidas logo após o uso e para obter aquela mesma sensação, a pessoa acaba consumindo mais e mais. Para você entender melhor a ação dessas drogas no organismo e no sistema nervoso central e seus efeitos, vamos explicar aqui tudo em detalhes!

O que são drogas depressoras?

Drogas depressoras são substâncias psicoativas que agem no sistema nervoso central com a função de reduzir a atividade funcional, a coordenação motora, assim como a ansiedade e a tensão. Geralmente, são drogas que propiciam uma sensação de calma e bem-estar, no entando, seus efeitos variam de droga para droga. Segundo relatos de pacientes em clínica de recuperação com Ibogaína, dizem que se sentem desconectados da realidade, tamanha é essa sensação de relaxamento. Também chamadas de psicodislépticas, podendo incluir drogas injetáveis, ingeríveis ou inaláveis. Tranquilizantes e determinados analgésicos, vendidos sob prescrição médica, algumas drogas ilícitas, assim como o álcool, pertencem à família dos depressores.

Quais tipos de drogas depressoras?

Existem várias drogas com efeitos depressores, entre as quais destacamos:
  • Álcool;
  • Opiáceos, como a heroína;
  • Barbitúricos;
  • Benzodiazepínicos;
  • Morfina;
  • Solventes ou inalantes.
Embora algumas dessas substâncias sejam usadas em determinados tratamentos médicos, como é o caso da morfina, é essencial o acompanhamento de um profissional. No caso do álcool, além dos danos à saúde física e mental, há o risco de dependência, sendo então necessário um tratamento para alcoolismo. Assim, o paciente recebe o suporte que precisa para tentar se livrar do vício da melhor maneira possível.

Como agem os depressores no organismo?

Como já mencionado, são substâncias que diminuem a atividade do cérebro, isto é, deprimem seu funcionamento. Por consequência, provocam pensamento lento, dificuldade para tomar decisões, confusão mental e menor sensibilidade aos estímulos externos. No caso do álcool, por exemplo, pode causar desde uma desinibição do comportamento até hipotermia e morte por parada respiratória. Também induz tolerância, ou seja, a necessidade de consumir em maiores quantidades, e síndrome de abstinência, que são sintomas que ocorrem quando há a redução ou interrupção do consumo da substância.

Efeitos das drogas depressoras quais são?

Em primeiro lugar, os efeitos das drogas depressoras podem variar de acordo com a substância, bem como com a quantidade, tempo de uso e características individuais de cada indivíduo. Então, os efeitos causados no organismo incluem:
  • Diminuição dos reflexos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação exacerbada de calma;
  • Raciocínio mais lento;
  • Sonolência;
  • Relaxamento exagerado;
  • Lentidão dos movimentos;
  • Maior tolerância à dor.
Além desses efeitos, em doses recorrentes e altas, pode levar à overdose, e justamente para evitar esse risco, recomenda-se o tratamento para dependência química o quanto antes. Vale ressaltar também os danos causados na saúde física, como problemas no fígado, doenças cardiovasculares e respiratórias.

from Blog https://ift.tt/347uhrp
via IFTTT